Parabéns SFUP - filarmónica com boas relações com a FUPL

121 anos


Filarmónica União Praiense está de parabéns


A Sociedade Filarmónica União Praiense, fundada em 1889, completou 121 anos no passado dia 12 de Maio, tendo a direcção escolhido o fim de semana para assinalar o aniversario da banda mais antiga da Graciosa.

As comemorações do aniversário começaram na Igreja Matriz de S.Mateus com uma missa em memória dos fundadores, músicos e sócios já falecidos. A primeira direcção provisória foi constituída por Jerónimo de Castro Canto e Melo, padre Aurélio Vasconcelos e António da Cunha Vasconcelos. A fundação da sociedade aconteceu 21 anos antes da implantação da Republica.

Na sessão solene o presidente da actual direcção destacou o esforço das antigas direcções e o bom momento que a banda atravessa, enquanto o presidente da Câmara Municipal enalteceu as fortes tradições musicais desta ilha.

Sérgio Ávila, em presentação do presidente do governo, reconheceu a importância da Filarmónica União Praiense que sendo das poucas sociedades já centenárias nos Açores é já uma referencia no panorama musical açoriano.

João Manuel Ramalho foi o primeiro maestro da Filarmónica União Praiense. Seguiram-se muitos outros ao longo da história sendo de destacar o saudoso José Berto Magalhães e António Melo. Luís Aguiar é o actual maestro.

O vídeo da festa contém imagens exclusivas do Graciosa Online, de Luís Costa.

Fonte: Graciosa Online

Comentários

Mensagens populares deste blogue