FUPL no terceiro lugar na classificação do Ranking Luso Canalha das bandas filarmónicas da nossa ilha

Ranking Luso Canalha das filarmónicas graciosenses em actividade na actualidade



Filarmónica União Popular Luzense




A Filarmónica União Popular Luzense está numa fase de renovação de músicos e com um projecto musical novo, e, no nosso entender, cativante para os músicos e sócios da banda. A restauração da sua sede, embora a passos curtos, é um aspecto muito positivo do trablaho que tem sido realizado na FUPL. A FUPL apresenta o mesmo presidente há vários anos, o que na opinião de muita gente é prejudicial à banda. Mas factos são factos. O seu actual presidente tem renovado, para melhor, a sua Direcção, embora tenha um apsecto negativo nesta mesa renovação de ideias e de caminhos a percorrer na filarónica da Luz: não se conseguiu manter o antigo número 2 da Direcção, que foi muito importante durante mais de 10 anos na estrutura e funcionamento da FUPL. A filarmónica do Sul da ilha Graciosa teve uma importante mudança na sua equipa de orquestração e regência, subindo de posto João Leite, sendo este o actual maestro da FUPL.

O actual maestro tem feito um excelente trabalho e os músicos têm colaborado e contribuindo para esta melhoria musical da banda. A União Popular Luzense tem feito um excelente investimento na renovação do instrumental, o que contribui para uma melhoria muito satisfatória da qualidade sonora da banda.




Qualidade musical da FUPL: 6 valores (em 10 possíveis)



Direcção: 8 valores



Maestro: 7 valores



Instalações: 7 valores

Instrumental: 8 valores


Melhor: contra-cantos e trabalho do maestro



Pior: falta de músicos nas suas fileiras.

Em forma de resumo, aproveitamos para deixar algumas considerações e conselhos às bandas graciosenses. Às bandas graciosenses falta, em geral, musicalidade, falta-lhes dar espectáculo em palco, cativar o público, triar os olhos da partitura e exprimir musicalmente o que vai na alma dos músicos. Bem dizia o maestro António Melo: a música não pode ser quadrada, a música tem de ser encarada como quando se faz uma mobília toda trabalhada, com contornos desiguais e não tão geométricos. Também falta mudar a mentalidade musical dos músicos graciosenses. Temos de pensar em voos mais altos, temos de ter competividade em realção, por exemplo, às filarmónicas do Pico, Faial e São Miguel, pois as melhores filarmónicas dos Açores concetram-se nessas nessas ilhas. É necessário devolver a Graciosa ao panorama das melhores filarmónicas dos Açores. Para isso é necessário muito trabalho, é preciso aproveitar a oportunidades criadas pela Escola de Música da Academia Musical da Ilha Graciosa, é preciso cativar mais jovens para o mundo da filarmonia, é preciso haver uma melhoria na filtragem na escolha dos músicos, é necessário recrutar bons músicos na AMIG, pois lá estão muitos jovens talentos. Devemos pensar mais além.





Ranking Luso Canalha das Filarmónicas na Ilha Graciosa na actualidade:





1º lugar: SFUP - Sociedade Filarmónica União Praiense





2º lugar: FUPG - Filarmónica União e Progresso Guadalupense





3º lugar: FUPL - Filarmónica União Popular Luzense





4º lugar: FRA - Filarmónica Recreio dos Artistas



Estas foram as escolhas da Luso Canalha.


Fonte: http://lusocanalha.blogspot.com/ - Luso Canalha

Mais informações no blogue da Luso Canalha, bem como a partes do ranking referentes às restantes bandas filarmónicas da nossa ilha.

Comentários

Mensagens populares deste blogue