FUPL no terceiro lugar na classificação do Ranking Luso Canalha das bandas filarmónicas da nossa ilha
Ranking Luso Canalha das filarmónicas graciosenses em actividade na actualidade
Filarmónica União Popular Luzense
Qualidade musical da FUPL: 6 valores (em 10 possíveis)
Maestro: 7 valores
Instalações: 7 valores
Instrumental: 8 valores
Melhor: contra-cantos e trabalho do maestro
Pior: falta de músicos nas suas fileiras.
Filarmónica União Popular Luzense
A Filarmónica União Popular Luzense está numa fase de renovação de músicos e com um projecto musical novo, e, no nosso entender, cativante para os músicos e sócios da banda. A restauração da sua sede, embora a passos curtos, é um aspecto muito positivo do trablaho que tem sido realizado na FUPL. A FUPL apresenta o mesmo presidente há vários anos, o que na opinião de muita gente é prejudicial à banda. Mas factos são factos. O seu actual presidente tem renovado, para melhor, a sua Direcção, embora tenha um apsecto negativo nesta mesa renovação de ideias e de caminhos a percorrer na filarónica da Luz: não se conseguiu manter o antigo número 2 da Direcção, que foi muito importante durante mais de 10 anos na estrutura e funcionamento da FUPL. A filarmónica do Sul da ilha Graciosa teve uma importante mudança na sua equipa de orquestração e regência, subindo de posto João Leite, sendo este o actual maestro da FUPL.
O actual maestro tem feito um excelente trabalho e os músicos têm colaborado e contribuindo para esta melhoria musical da banda. A União Popular Luzense tem feito um excelente investimento na renovação do instrumental, o que contribui para uma melhoria muito satisfatória da qualidade sonora da banda.
Qualidade musical da FUPL: 6 valores (em 10 possíveis)
Direcção: 8 valores
Instalações: 7 valores
Instrumental: 8 valores
Melhor: contra-cantos e trabalho do maestro
Pior: falta de músicos nas suas fileiras.
Em forma de resumo, aproveitamos para deixar algumas considerações e conselhos às bandas graciosenses. Às bandas graciosenses falta, em geral, musicalidade, falta-lhes dar espectáculo em palco, cativar o público, triar os olhos da partitura e exprimir musicalmente o que vai na alma dos músicos. Bem dizia o maestro António Melo: a música não pode ser quadrada, a música tem de ser encarada como quando se faz uma mobília toda trabalhada, com contornos desiguais e não tão geométricos. Também falta mudar a mentalidade musical dos músicos graciosenses. Temos de pensar em voos mais altos, temos de ter competividade em realção, por exemplo, às filarmónicas do Pico, Faial e São Miguel, pois as melhores filarmónicas dos Açores concetram-se nessas nessas ilhas. É necessário devolver a Graciosa ao panorama das melhores filarmónicas dos Açores. Para isso é necessário muito trabalho, é preciso aproveitar a oportunidades criadas pela Escola de Música da Academia Musical da Ilha Graciosa, é preciso cativar mais jovens para o mundo da filarmonia, é preciso haver uma melhoria na filtragem na escolha dos músicos, é necessário recrutar bons músicos na AMIG, pois lá estão muitos jovens talentos. Devemos pensar mais além.
Ranking Luso Canalha das Filarmónicas na Ilha Graciosa na actualidade:
1º lugar: SFUP - Sociedade Filarmónica União Praiense
2º lugar: FUPG - Filarmónica União e Progresso Guadalupense
3º lugar: FUPL - Filarmónica União Popular Luzense
4º lugar: FRA - Filarmónica Recreio dos Artistas
Estas foram as escolhas da Luso Canalha.
Fonte: http://lusocanalha.blogspot.com/ - Luso Canalha
Mais informações no blogue da Luso Canalha, bem como a partes do ranking referentes às restantes bandas filarmónicas da nossa ilha.
Comentários
Enviar um comentário
Participe no nosso projecto e dê os seus conselhos!