Trompa de Harmonia - instrumento novo em folha que temos ao seu dispôr

Instrumentos de orquestra de sopro de metal.




A trompa tem um tubo muito estreito e longo que se fosse esticado teria mais de 4 metros. Para tocar, o trompista utiliza as duas mãos para tocar este instrumento: enquanto a mão esquerda toca nos pistões a mão direita é introduzida na campânula (zona por onde o som sai) para obter efeitos sonoros e segurar o instrumento.



História do instrumento: A trompa teve a sua origem no Olifante e no Chofar Hebreu, instrumentos estes ainda em uso nas cerimónias ligadas ao Ano Novo judeu e à Festa da Expiação.



A construção da trompa de metal data do ano de 1400, aproximadamente, e foi um instrumento muito utilizado em França até ao reinado de Luís XV, tendo neste país encontrado a sua grande expansão. Daí que os ingleses lhe tenham passado a chamar French Horn (Trompa Francesa).



A trompa foi sofrendo, através dos tempos, várias modificações, até no próprio nome: Trompa de caça, Trompa Lisa ou de Mão, Trompa Cromática ou de Pistões e Trompa de Harmonia, como hoje é conhecida.



Foi no princípio do século XIX que o instrumento sofreu a sua maior evolução, quando Blumhel e Stolzel inventaram, respectivamente, os cilindros e os pistões. Com esta inovação foi criada a Trompa Cromática, permitindo assim o desenvolvimento que hoje lhe conhecemos.




 
Nota: quem já tenha adquirido no passado conhecimentos e prática neste instrumento contacte-nos pelo nosso mail ou nos balcões da F.U.P.L. Temos uma trompa de harmonia fabricada e adquirida nos E.U.A. e está completamente nova.

Comentários

  1. Gostaria de saber qual o preço que pedem pela trompa de harmonia.
    é para aluno da Soc. Filarm. União Mucifalense/Sintra.
    email: jorge.almeida@al-farm.pt
    Tlm: 917616072 (enviar sms)
    Jorge Almeida

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Participe no nosso projecto e dê os seus conselhos!

Mensagens populares deste blogue