Bombardino - um dos instrumentos que temos ao seu dispôr para quem quiser entrar na nossa Escola de Música


Breve Nota Histórica




Bombardino (também conhecido por Barítono), é um instrumento musical pertencente à família dos Metais. Foi inventado por Adolphe Sax em 1848.

Tal como toda a familia das saxotrompas, o bombardino tem como base a trompa de postilhão, à qual foi adicionada um sistema de pistons.

A invenção das válvulas/pistons, atribuida a Heinrick Stozel e a Friederich Blushmel, por volta de 1815, revolucionou o desing dos metais. O sitema de válvulas foi um sucesso pois facilitou na afinação e na extensão do instrumento. Este sistema foi utilizado pela primeira vez em 1623 no tenorbasshorn que era uma trompa idêntica ao eufónio.

Entre 1842 e 1845, Adolph Sax produz a familia das saxtrompas. Estes instrumentos de válvulas compreendem, entre outros, o bombardino (baritone saxhorn) em Si b e o bombardão (bass saxhorn) em Mi b.

Em 1859 e posteriormente em 1870 o professor Phasey, professor de Eufónio e Barítono, melhorou o bombardino alargando o tubo.

É a partir da década de 1870 que o bombardino assuma a sua estrutura actual.





Fonte: Wikipédia
 
 
Fonte de onde retirámos: http://www.google.pt/imgres?imgurl=http://bandadebarcarena.no.sapo.pt/images/bombardino.gif&imgrefurl=http://bandadebarcarena.no.sapo.pt/bombardinos.html&h=236&w=236&sz=23&tbnid=Dh7CAP9RdvpEtM:&tbnh=109&tbnw=109&prev=/images%3Fq%3DBombardino&hl=pt-PT&usg=__yaHEmTPrQjO2mgmse7UVpTcRy1c=&ei=EqnYSpSCFY6G_AbjiuCUAQ&sa=X&oi=image_result&resnum=1&ct=image&ved=0CAoQ9QEwAA

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Músicos da FUPL aplaudem trabalho de Marco Magalhães desde que entrou para a Direcção