Filarmónica União Popular Luzense bem cotada no Ranking Luso Canalha das bandas fialrmónicas da Graciosa que avalia o trabalho destas na nossa ilha ao longo do tempo


"Ranking Luso Canalha das filarmónicas da Graciosa no último ano até aos primeiros meses de 2012



Aqui voltamos a apresentar o nosso Ranking Luso Canalha das Filarmónicas da Ilha Graciosa. Fizemos uma análise de vários factores musicais puramente musicais que é o que interessa na música. Os critérios são de Qualidade musical, Desfile, Concerto, e Procissão. A cotação em cada critério é de 0 a 20 valores e depois procedemos à média final no conjunto de todos os aspectos. Fazemos apenas críticas construtivas.




Iniciamos esta apresentação do Ranking com a Filarmónica União e Progresso de Guadalupe. Esta é a banda mais recente da ilha mas isso não lhe dá um estatuto de inferioridade, pois tem sido a banda mais regular nos últimos anos. Nem sobe muito o seu nível nem desce o seu nível. É uma banda que não arrisca e tem um maestro que tem a noção perfeita das capacidades dos seus músicos,conhecendo muito bem a matéria prima de que dispõe. Esta banda está numa boa fase de renovação de gerações. Tem um maestro muito experiente e na linhagem da aprendizagem com o maestro António Melo. Tem bom reportório mas deveria procurar reportórios ainda mais ambiciosos.
  1. Qualidade Musical: 13 
  1. Desfile: 14
  1. Concerto: 14
  1. Procissão: 13,5
Média:  13,63 Esta é uma banda mediana com muito para dar à cultura musical graciosense.



A segunda banda que abordamos é a Filarmónica União Popular Luzense. Esta é uma banda com um excelente maestro, o maestro João Leite, com um curriculum invejável: passou pela banda militar dos Açores,  foi chefe de naipe muitos anos nos bombardinos na Orquestra Regional Lira Açoriana e tem uma forma de regência única, original e com muita qualidade. Esta banda tem o melhor contracanto das bandas da ilha, o qual dispensa apresentações, tendo lançado este ano cerca de uma dezena de novos músicos promissores. Esta é uma banda com muita qualidade e uma das bandas com maiores potencialidades na ilha. Contudo  faltam-lhes preencher dois naipes que lhe faltam e que até têm instrumentos na sua sede parados para esses naipes: trompa de harmonia e flauta. Esta é uma das melhores bandas da ilha Graciosa. Tem reportório muito bom e muito variado e em quantidade. Esta banda tem os melhores naipes de trombones e de bombardinos da Graciosa.
  1. Qualidade Musical: 17
  1. Desfile: 18
  1. Concerto: 17
  1. Procissão: 18
Média Final: 17,5



Quanto à Sociedade Filarmónica União Praiense, esta já foi a melhor banda da ilha, tendo sofrido uma forte queda no ranking e nas expectativas dos críticos musicais nesta temporada musical, estando muito abaixo do nível exigível a uma banda com a História da S.F.U.P. Tem um excelente maestro, mas com a crise nos ensaios, com muitos músicos a faltar, nem o melhor maestro do mundo conseguiria fazer melhor. Tem variedade de instrumental mas encontra-se em crise na percussão e sofreu mais algumas desistências. Tem o melhor naipe de saxofones tenores da ilha e talvez um dos melhores a nível regional. Contudo, nos bombardinos mantém apenas dois músicos que são reforços e não músicos da casa. Nas trompetes, tem o sólido melhor trompetista de todos os tempos da ilha Graciosa. A ainda mais forte crise nos clarinetes provoca desgaste. Continua a ser uma banda muito boa, embora tenha algumas dificuldades difíceis de contornar. Mudou de Direcção recentemente e pode ser que dê novo ânimo e refortaleça esta filarmónica. Esta banda tem excelente reportório, de elevada qualidade, muito ambiciosa no reportório e muita quantidade de vários tipos de música. Tem o reportório mais variado das bandas da Graciosa,
  1. Qualidade Musical: 14,9
  1. Desfile: 15
  1. Concerto: 15,9
  1. Procissão: 13,9




Média Final: 14,93




O Júri Luso Canalha concluiu que a classificação fica com a seguinte forma:




1.ª Classificada: Filarmónica União Popular Luzense
2.ª Classificada: Sociedade Filarmónica União Praiense
3.ª Classificada: Filarmónica União e Progresso de Guadalupe


Todas as bandas da Graciosa estão a um nível bastante agradável de se ouvir, sem nenhuma excepção. Parabéns a todas as filarmónicas pelos excelentes momentos de música que nos propocionam.


Exclusivo: Ultras Luso Canalha 2002" 


Fonte: site dos Ultras Luso Canalha 2002

Comentários

Mensagens populares deste blogue