Artigo de opinião na página do programa Filarmonia



Alternância de gerações



Esta equipa irá continuar a cativar os jovens Luzenses para que ingressem no mundo da música.

George Ortins seguiu as pisadas do seu avô, o senhor Manuel da Cunha, um dos sócios fundadores da Filarmónica União Popular Luzense, fundada 27 de Março de 1938. George, nascido nos EUA, desde cedo demonstrou a sua alegria e vontade de representar esta prestigiada instituição, Primeiro iniciou a sua caminhada como porta-estandarte na FU.P.L. Mais tarde, integrou as fileiras musicais na Filarmónica União Popular Luzense, agarrando-se à popularmente chamada "trompa". Há cerca de 10 anos, este ainda jovem socialmente muito activo da nossa freguesia iniciou um projecto de longo prazo para conduzir a nossa filarmónica a um patamar elevado no mundo da música, quer a nível de ilha, quer a regional e até mesmo além-fronteiras. Com George Ortins na Presidência, a nossa banda filarmónica viajou para a ilha Terceira por 3 vezes, nomeadamente para as freguesias do porto Judeu, Fontinhas e Feteira, abrilhantando as festas locais. O grande marco foi a viagem, no Verão de 2000, ao Canadá, pelas Festas de Nossa Senhora da Luz em Toronto. A Presidência de George Ortins encontra-se no seu auge, com a grande aposta no restauro e remodelação da nossa sede, dotando a nossa instituição de infra-estruturas com uma qualidade acima da média, com intervenções no F.U.P.L. Karaoke-Bar e no salão de festas. Futuramente a F.U.P.L. irá iniciar um ciclo de obras nas suas instalações para a prática musical, as quais necessitam de melhoramentos significativos. George Ortins apostou recentemente numa nova equipa de regência da nossa banda filarmónica e de gestão da nossa Escola da Música. João Leite, no entender do nosso Presidente, é uma aposta ganha e sempre terá todo o apoio dos dirigentes desta "casa" em todas as áreas em que for necessário. George e a sua equipa directiva escolheram "caminhos " que vão de encontro às necessidades da nossa freguesia em geral e semelhantes aos objectivos traçados pelo maestro João Leite. O actual presidente da Filarmónica União Popular Luzense pretende continuar a aposta na renovação do instrumental, dotando a banda de instrumentos de alta qualidade e irá certamente continuar a melhorar a sede da Filarmónica União Popular Luzense.

Quanto ao futuro da banda filarmónica, George e a sua equipa irá continuar a cativar os jovens Luzenses para que ingressem no mundo da música nos nossos quadros musicais. É urgente, no entender de George Ortins, focar as atenções para a nossa escola de música, através da formação rápida e eficaz de jovens músicos aptos para um crescimento sustentado da banda, quer em qualidade quer em quantidade. A Filarmónica União Popular Luzense será sempre, enquanto a actual Direcção se mantiver em funções, um importante factor de inclusão social dos nossos jovens, evitando que estes sigam por caminhos maléficos ao desenvolvimento social, cultural e profissional dos mais novos, pois será esta a geração de manterá esta casa viva e cada vez mais fortalecida. É esta a geração de futuro. Para continuarmos o nosso percurso de evolução é necessário o empenho de todos e esta direcção tudo fará para que a Filarmónica União Popular Luzense seja futuramente uma instituição cada vez mais sólida.


Graciosa, Março de 2011

Fonte: Texto integralmente retirado da página do programa filarmonia da Antena 1 Açores - http://ww1.rtp.pt/acores/?article=20207&visual=22&tm=33

Foto: tirada no dia da gravação e texto escrito integralmente por Tiago Santos para o programa FIlarmonia



Comentários

Mensagens populares deste blogue